Voleta de Beth Stockler
- Beth Stockler
- Rio de Janeiro, R.J, Brazil
- Brasileira,advogada,escritora, jornalista,artista plástica. Escrevi meu primeiro livro "A VOLÚPIA DE VOLETA " em homenagem as mulheres de espírito livre. Acabei de escrever o livro "CHIQUINHA E EU - REINVENTANDO O PASSADO", o lançamento está previsto para inicio de 2010. "VOLETAR" para mim é assumir a alma de Voleta. Liberdade de ser interior, fidelidade a seus principios, amar-se sempre, viver apaixonadamente, ser intensa e ABSOLUTA ,independente de todas as contradições que trazemos dentro de nós mesmas. Voletar é ser Voleta... Leiam o livro, acho que vão gostar de encontrar a Voleta que existe em todas nós mulheres e é hora de assumi-la !!!!
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
- Artistas...leiam " A Dádiva " de autoria de Lewis Hyde, vale a pena...
"Para seu lento "labor" de realizar um dom potencial, o artista precisa retirar-se para a sua "Boêmia", para um lugar entre o cortiço e a biblioteca, onde a vida não é marcada pelo relógio e onde ele tenha certeza de que seu talento será ignorado até o momento de não mais o ser. Momento que, se chegar, encontrará seu talento pronto para ser libertado e sobreviver no mundo."
........
"ao se dar de presente uma criação outra torna-se possível. A doação cria um espaço por onde flui uma nova energia. A alternativa é a petrificação, é o bloqueio da capacidade de criar," é como se a vida fosse impedida de fluir"
........"Assim como tratar as riquezas da natureza como dádivas assegura-lhe a fertilidade, assim também tratar os produtos da imaginação como dádivas assegura-lhe a fertilidade. O que recebemos da natureza ou da imaginação chega a nós vindo de fora da nossa esfera de influência, e a lição que depreendemos do ritual aborígine dos primeiros frutos parece ser que a permanente fertilidade das coisas depende de elas continuarem a vir de algo que está além do nosso alcance."
........
"Rainer Maria Rilke....descreve os atributos da arte como um modo de viver:nada de autocontrole ou restrições a si mesmo, mas, em vez disso, uma descuidada autodoação; nada de preocupações, mas, em lugar disso, uma sábia cegueira; nada de trabalhar para ir adquirindo, lenta e silenciosamente, cada vez mais posses, mas, em lugar disso, um continuado esbanjar de todos os valores materiais"
........
"O olho vê o que lhe é permitido ver por circunstâncias físicas, e a imaginação reproduz o que, graças a uma dádiva(um dom), ela é capaz de dar vida."
............"se estamos suficientemente sensíveis, e se o artista realmente tiver um dom, a obra nos induz a um momento de graça, a uma comunhão, a período durante o qual também nós somos capazes de perceber a coerência oculta de nosso ser e de experimentar a plenitude de nossas vidas. ....qualquer obra de arte que nos leva a tal estado é uma dádiva, um bálsamo para as alma."
........
"a dádiva se perde quando se lhe procuram desvendar os mistérios. Contar, medir, calcular ou buscar a causa de uma doação é pisar fora do círculo da magia que a envolve e deixar de ser parte dessa magia para a olhar de fora. Nós participamos da força esemplástica de uma dádiva quando mantemos em relação a ela uma atitude não analítica, não dialética."
"A maioria de nós já passou pela experiência de não conseguir se expressar diante de alguém que percebemos estar nos julgando"
"A obra de arte é uma cópula:uma união, um laço, um elo por meio do qual muitos se transformam em um. Os homens e as mulheres que dedicam suas vidas a realizar os dons a eles concedidos cuidam de manter essa comunhão que nos une uns aos outros, ao nosso tempo, à nossa geração, à nossa espécie. Assim como a capacidade de criação de um artista é um dom, uma dádiva que se realiza na obra, também o espírito do grupo é uma dádiva sem a qual a obra não existiria. As obras de arte não são "meramente" simbólicas e tampouco" representam simplesmente" o self maior; elas são sua corporificação necessária, uma linguagem sem a qual o self maior não existiria."
........
"O verdadeiro comércio da arte é a troca de doações, e enquanto tal comércio puder prosperar em seus próprios termos, continuaremos a herdar seus frutos, os frutos da doação.......Contudo, nenhum desses frutos será nosso se transformarmos nossa arte em puro empreendimento comercial" -
Estou lendo " A DÁDIVA - Como o espírito criador transforma o mundo"-
autoria de Lewis Hyde -
Editora Civilização Brasileira -
............ RECOMENDO!!! Um livro de cabeceira, na minha visão, para todos os artistas.
(ps. e ainda não terminei de ler, hein?!)